Friday, December 02, 2005

Vigescola - Vigilância de tabagismo em escolares - INCA

Vigescola - Vigilância de tabagismo em escolares - INCA
Várias doenças e mortes prematuras em todo o mundo estão associadas ao tabagismo. Com o avanço da ciência, o comportamento de fumar, antes visto como estilo de vida, é atualmente reconhecido como uma doença que expõe as pessoas a inúmeras substâncias tóxicas. O tabagismo representa hoje o maior fator de risco independente para doenças crônicas e seu controle exige um eficiente e sistemático mecanismo de vigilância para monitorar as tendências de consumo de tabaco.
O Inquérito de Tabagismo em Escolares (VIGESCOLA) que é parte do Sistema de Vigilância de Tabagismo em Escolares foi desenvolvido inicialmente pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) do governo dos Estados Unidos e, hoje se tornou um sistema de vigilância mundial promovido pela
Organização Mundial de Saúde (OMS) e, na América Latina, pela Organização Pan-americana de Saúde – OPAS. O principal objetivo do VIGESCOLA é monitorar, através de inquéritos repetidos, a magnitude, desse problema de saúde pública, no grupo alvo: estudantes de 13 a 15 anos. Estudos têm mostrado que é na adolescência que se encontra o grupo de maior risco para o início do uso do tabaco. Portanto é, nos anos de transição, entre o ensino médio e superior, que mais usuários do tabaco iniciam, desenvolvem e estabilizam seu comportamento de fumar. Um dos objetivos do VIGESCOLA é a obtenção periódica de dados de prevalência de uso do tabaco em escolares através de inquéritos repetidos de tabagismo em escolas de capitais brasileiras. Os resultados apresentados, a seguir, dizem respeito a 12 capitais: Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Natal, Porto Alegre, São Luis e Vitória. Incluem dados de prevalência do uso de cigarros e outros produtos do tabaco, assim como informações sobre cinco dimensões do tabagismo: acesso/disponibilidade e preço, exposição ao tabagismo ambiental, cessação, mídia e propaganda e currículo escolar. Estas informações contribuem com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer nas escolas – Programa Saber Saúde, da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home