Friday, November 25, 2005

Faleceu José Rosemberg Died


José Rosemberg faleceu dia 24 aos 96 anos.
A memória dele está cheia de simpatia e
de entusiasmo em proteger as pessoas dos
riscos do tabagismo.
Duas referências juntei a seguir: uma delas uma entrevista contando sobre as atividades de controle do tabagismo e a outra sobre o envelhecimento em atividade, exemplos que nos deixou de modo muito evidente.
Lembrei-me também de uma história que nos contou há muitos anos sobre seu tempo de jovem estudante no Rio de Janeiro. Fazia serviços no Teatro Nacional para ganhar algum dinheiro. Numa ocasião, tendo faltado um dos figurantes, ele o substituiu de última hora, fardado de soldado Romano na apresentação de uma ópera. Era um papel secundário, mas deve tê-lo desempenhado com muito garbo...
**********************************************************
Há dez anos, praticamente ninguém falava dos perigos do tabaco no Brasil.”
José Rosemberg comenta o atraso com que o Brasil entrou na luta contra o tabagismo. Com 30 milhões de fumantes, o país é pobre em estatísticas aprofundadas sobre o problema. A maioria dos estudos é feita com pequenos grupos. As pesquisas de Rosemberg estão entre as que trazem os dados mais alarmantes. Ele constata o aumento de doenças respiratórias, deformidades congênitas e alterações grosseiras no DNA em crianças cujos pais fumam. Pasmem: uma criança de apenas 10 dias já pode apresentar resíduos de nicotina na urina./.../
*************************************

Divagações sobre a velhice
José Rosemberg
RESUMO: José Rosemberg, aos 91 anos, faz parte de um minúsculo contingente que vem crescendo e conseguindo permanecer de forma ativa na sociedade. Neste artigo ele faz algumas reflexões a respeito de sua vida, sempre dedicada ao ensino e à pesquisa na área biomédica, com incursões em outros ramos da atividade intelectual. Em uma delas, ele descobre que, com exceções, as marcantes criações que constituem legados e patrimônios da cultura e da história nos variados campos da atividade humana, são obras de um punhado de dotados entrados em anos de sua existência. Isto é, o ápice de suas criações foi atingido a partir dos 50 anos de idade e em número significativo entre os 70 e 90 anos.
Palavras-chave: vida; maturidade; criações
ABSTRACT: José Rosemberg, aged 91, is part of a miniscule contingent that has grown and has managed to remain active in society. In this article, he reflects on his life, which has always been dedicated to research and teaching in the biomedical area, with incursions into other branches of intellectual activity. In one of them, he discovers that, with some exceptions, the remarkable creations that constitute the legacy and heritage of culture and history in the many fields of human existence are the works of a few gifted people who have already begun their aging process. That is, the climax of their creation was reached after they were 50 years old, and a significant number was between 70 and 90 years old.
Key-words: life; maturity; creations.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home