Dom Ivo Lorscheiter: Cultura alternativa ao tabaco
Condolências e de Homenagem a Dom Ivo Lorscheiter
Através deste comunicado manifestamos nossas condolências pelo falecimento do Bispo Emérito da Diocese de Santa Maria do Sul/Rio Grande do Sul, Dom Ivo Lorscheiter, falecido aos 79 anos, após dedicação de 41 anos como bispo, totalizando 55 anos de atividades eclesiásticas (para conhecer a bibliografia de Dom Ivo acesse www.diocesesantamaria.org.br).
Reconhecido nacionalmente e internacionalmente pelos seus princípios morais e éticos norteados sempre para dignificar a vida humana, tinha uma trajetória de luta incansável pela justiça social através da universalidade da igreja, da política, do social e da economia, como pontos fundamentais para elevar a melhoria de vida dos excluídos do sistema sócio-econômico. Defensor da Cáritas Brasileira, fundou o Banco da Esperança há 30 anos e o Projeto Esperança e Cooesperança há 20 anos.
Prestamos também nossas homenagens pela sua posição firme e empreendedora com a qual se destacou como pioneiro no Rio Grande do Sul a modificar os paradigmas da cultura do tabaco, disseminando a todos os trabalhadores rurais e seus familiares os efeitos nocivos advindos da fumicultura e sobre a importância de estabelecer culturas alternativas a este plantio. Idealizador dos Seminários de Culturas a Alternativas a Cultura do Tabaco, há 17 anos, conseguiu estabelecer o conceito de economia solidária e a comercialização direta.
Dom Ivo foi o precursor de todo Projeto Esperança-Cooesperança voltado para as alternativas de cultura do tabaco, quando ainda não existia a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Hoje o Brasil tem um acordo de defesa e proteção aos fumicultores e um Programa Nacional de Alternativas a Cultura do Tabaco muito espelhado na visão profética e mística de um homem que lutou ate o final pelo bem de toda uma sociedade.
Equipe da Aliança Por um Mundo sem Tabaco
0 Comments:
Post a Comment
<< Home