Parceria com Souza Cruz põe Instituto de Cardiologia do RS na vanguarda?!...
Zero Hora: "Saúde
Aparelho ajudará pacientes cardíacos
Equipamento foi adquirido pelo IC
O Instituto de Cardiologia (IC) do Estado, localizado em Porto Alegre, apresentou, ontem, um aparelho norte-americano que poderá salvar pacientes em situação gravíssima. Chamado Sistema de Suporte Biventricular (na sigla em inglês, BVS), o aparelho assume a função de bombear o sangue no coração.
O presidente do IC, Ivo Nesralla, destacou que o BVS já está ajudando o eletricista Francisco Guimarães, 52 anos, de Passo Fundo, internado terça-feira no instituto. Sofrendo de miocardiopatia dilatada - o coração aumentou 10 vezes o tamanho natural -, Guimarães teria apenas uma semana de vida. Acoplado ao BVS por tubos, o coraão dele voltou a funcionar.
O aparelho deverá beneficiar os cerca de 5% dos pacientes que chegam ao Instituto de Cardiologia à beira da morte. Segundo os médicos, são pacientes tão graves que, muitas vezes, não podem se submeter a cirurgias. O BVS poderá garantir, por até 90 dias, que o coração deles funcione e repouse, para continuar o tratamento depois.
Nesralla destacou que o aparelho poderá ser utilizado por pacientes de todas as classes sociais, inclusive aqueles segurados pelo Sistema único de Saúde (SUS). Avaliado em US$ 100 mil, o equipamento foi trazido dos Estados Unidos graçaas ao patrocínio das empresas Ipiranga e Souza Cruz.
IC tem trajetória de vanguarda
Ao lado dos cirurgiões Paulo Prates e Guaracy Teixeira Filho, Nesralla disse que o aparelho reforçaa a trajetória de vanguarda do Instituto de Cardiologia. Lembrou que o instituto foi pioneiro nos implantes de coração, no Brasil, a partir de 1984, e na utilização do coração artificial elétrico, há seis anos.
- O Instituto de Cardiologia será referência no tratamento com o aparelho BVS - ressaltou Nesralla, anunciando que há planos de adquirir mais equipamentos, fabricados pela norte-americana Abiomed.
"
0 Comments:
Post a Comment
<< Home